Uma obra de referência
- Sandrine Sousa
- 28 de jul. de 2016
- 1 min de leitura
Esta obra é, a meu ver, muito pertinente para nos fazer refletir sobre a importância das imagens em contexto escolar. Apesar de ter sido publicada em 1994, serve de ponto de partida para uma comparação com o uso que fazemos das imagens, quer fixas, quer animadas, na nossa sala de aula.
As ferramentas Web 2.0 recorrem, com frequência, ao uso de imagens. Devemos, num primeiro momento, debruçarmo-nos sobre as funções destas para saber utilizá-las nas ferramentas digitais, que são veículo tanto das palavras como das imagens que as acompanham.
Como referenciado na sinopse do livro "Na perspetiva da educação para os media, ela [a obra] trata a questão do alfabetismo visual como uma necessidade de a satisfazer pelos que assumem a tarefa de preparar os cidadãos para a plena integração social e cultural. [...] A promoção da lucidez e da inteligibilidade num universo comunicacional saturado de imagens passa pela capacidade de as interpretar e de as escrever. Trabalhar essa capacidade é, em primeiro lugar, reconhecer a imagem como um sistema simbólico rico, denso e portador de sentidos mais ou menos flutuantes; por outras palavras, outorgar-lhe um estatuto tradicionalmente reservado ao verbo,."

Comments