O campo lexical - Videoscribe
- Sandrine Sousa
- 28 de jul. de 2016
- 1 min de leitura
"[...] A imagem pedagógica, tal como a publicitária, se destina a implicar o destinatário: incitar e persuadir é muitas vezes o objectivo dos professores ao usarem imagens nas suas aulas; concomitante à motivação está a mobilização da afectividade do aluno. Só ela pode conduzir à participação. As funções poética e expressiva da linguagem visual ajudariam a levar a cabo essa mobilização.
Por outro lado, e já que o sentido dessa implicação não é, necessariamente, o da integração estrutural [...] desse destinatário, a ideia de que a imagem pedagógica está também próxima da imagem de reportagem não é de rejeitar: de facto, a predominância do conteúdo sobre outros componentes da mensagem e a sobrevalorização da necessidade de transmitir conhecimentos por parte da instituição escolar, torna lícito esse paralelismo (uma grande maioria de docentes usa as imagens com uma função documental e redundante: elas destinam-se a informar).
Não esqueçamos porém que, no que respeita à vertente referencial da imagem, foram verificadas não somente as suas possibilidades redundantes, mas também as vantagens associadas de recodificação e da simplicidades.[...]"
CALADO, Isabel, A Utilização Educativa das Imagens, Porto: Porto Editora, 1994.
Uma das formas de recorrer às imagens, neste caso, animadas, para fins educativos é a utilização da ferramenta Web "Videoscribe". Deparei-me com uma dificuldade: a colocação de música de fundo. Apesar de a ter selecionado e ter guardado as alterações, esta não ficou a a acompanhar o vídeo.
Foi a primeira utilização que fiz desta ferramenta. Assim, optei por um tema simples de abordar: o campo lexical.
Comments