O medo da novidade
- Sandrine Sousa
- 5 de jul. de 2016
- 1 min de leitura
Comentário publicado no Fórum Ferramentas Web 2.0 (20/06/2016)
Penso que o medo da novidade é sempre um entrave à progressão, à evolução da nossa espécie. O uso da Internet não foge à regra. Partilho da sua opinião ao dizer que existem Encarregados de Educação que não deixam os seus educandos criarem contas virtuais. Assusta-os, porque desconhecem completamente os benefícios desta ferramenta para o nosso dia a dia.
Desenvolvi um projeto eTwinning, este ano, e alguns alunos perguntavam se as fotografias iram ser vistas por todos. Penso que vivemos numa época em que a segurança, o zelo, a proteção tendem a ser cada vez mais pensados; são cada vez mais conscientes. Os adultos têm consciência de que a Internet, se mal utilizada, pode ter resultados muito negativos. Claro, como tão bem referiu, cabe-nos a nós, educadores, alterar essa situação. Há, de facto, um longo trabalho a fazer nessa área, mas, com força de vontade, conseguimos. Um dos primeiros passos é talvez levá-los a descobrir o site "www.seguranet.pt". Aliás, o serviço nacional eTwinning enviou-me, para distribuir aos alunos, panfletos relativos a segurança na Internet.
Se os tempos mudaram, não podemos ficar para trás. Temos que ser o educador que pensa depressa e que segue em frente, mostrando o bom caminho ao aluno. Por que não começar por uma sensibilização à segurança na Internet? Por algum lado se tem de começar.
Outro ponto muito importante seria fazer chegar esta informação às famílias. As escolas prezam tanto a relação escola-comunidade, porque não um momento informativo relacionado com este assunto?
Comments